VOCÊ CONHECE O SABÃO ECOLÓGICO?


Um dos temas desenvolvidos pelo Programa de Educação Ambiental da BR-101 PE/AL/SE/BA durante as Oficinas ecológicas é a confecção de Sabão Ecológico. A atividade é destinada à população e estudantes do ensino público dos municípios à rodovia.


Você sabia que cada litro de óleo despejado em pias ou vasos sanitários tem o potencial para poluir um milhão de litros de água? Ainda, quando a gordura vai para a rede de esgoto eleva o custo do sistema de tratamento devido o entupimento da rede, sem falar que este pode impermeabilizar o solo e contribuir para enchentes.

Resumindo, vamos de dicas para reaproveitar o óleo de fritura utilizado e dar um ótimo direcionamento para ele?


Segue receitinha fácil e rápida do sabão ecológico:


Você vai precisar de:

1 litro de óleo de fritura usado

200ml de soda cáustica

20ml de essência (a sua escolha)

1 colher de pau ou plástico

1 par de luvas

1 balde (para misturar os ingredientes)

1 bandeja de plástico resistente ou forminhas de plástico


Modo de preparo:

Colocar o óleo em um recipiente plástico, adicionar a essência e depois a soda cáustica (aos poucos e sempre mexendo). Misturar bem até o líquido alcançar consistência pastosa. Observe que a mistura poderá ficar quente e é normal, em seguida é só colocar nas forminhas ou na bandeja e aguardar cerca de 48h para desenformar.


Observações: Recomenda-se que sejam aguardados 15 dias para que o produto possa ser utilizado com segurança. Ainda, o manuseio dos materiais pode ser feito apenas por adulto.

Faça a sua parte e ajude a preservar o meio ambiente Reutilizando itens que seriam desprezados de maneira errônea na natureza!

0 visualização
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101