
A sinalização é super importante para garantir um convívio harmonioso entre comunidades lindeiras e rodovia, bem como um trânsito seguro e uma viagem tranquila aos motoristas. Quando em obras, os sinais de trânsito são ainda mais essenciais pois alertam pedestres e motoristas acerca das mudanças e obstáculos na BR, dentre eles as frentes de serviços, interrupções no tráfego, desvios, entre outros.
Diante disso, mensalmente o DNIT/Gestão Ambiental monitora a situação da sinalização nos trechos em obras ao longo da BR-101, garantindo que os dispositivos instalados estejam bem posicionados e com boa visibilidade. O objetivo do monitoramento é assegurar a eficiência da sinalização e, se a mesma encontra-se de acordo com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de promover a segurança dos usuários da rodovia e da população lindeira.
O monitoramento é executado por meio do Programa Ambiental para a Construção (PAC) nos 16 lotes de obras do empreendimento e perpassando cerca de 25 municípios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.