Passagens de fauna são construídas no trecho norte das obras de duplicação da BR-101/NE, em Alagoas

As passagens de fauna são importantes para a redução do número de atropelamentos de animais silvestres nas estradas, e no trecho norte da BR-101/NE, entre os municípios de Flexeiras e Rio Largo/AL, estão sendo construídas três destas aberturas que visam auxiliar a travessia dos animais que habitam nas proximidades, duas estão localizadas no Km 91, município de Rio Largo e uma no Km 51, município de Flexeiras.

O número de passagens de fauna a serem instaladas segue o estabelecido no estudo de impacto ambiental, como, por exemplo, na região onde se localiza a Estação Ecológica de Murici, ESEC Murici, que possui uma extensão de 96.466 ha de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tendo em vista que os túneis visam facilitar a ligação entre os fragmentos de mata atlântica separados pela rodovia em questão, os animais serão direcionados para transitar nas passagens subterrâneas através de cerca-guia que será instalada nas entradas das passagens de fauna.


Diante do antevisto a equipe do DNIT/Gestão Ambiental têm realizado o acompanhamento mensal da construção destes dispositivos. Posteriormente, a equipe deverá monitorar e avaliar a efetividade destes, os quais tem o intuito de reduzir os impactos adversos das obras de duplicação da BR-101/NE sobre a flora e a fauna nativas, especialmente nos remanescentes florestais diretamente afetados.

36 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101