Palestra educativa e oficina de reaproveitamento de pneus abrem semana do meio ambiente em Alagoas


O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, por meio da Gestão Ambiental da BR-101 PE/AL/SE/BA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município de São Miguel dos Campos/AL, realizou nesta segunda-feira (03/06) uma palestra sobre a “destinação de resíduos sólidos” e participou de uma oficina educativa sobre o reaproveitamento de pneus para a criação de jarros. As atividades foram direcionadas a estudantes da Escola Desembargador José Fernandes de Souza Lima, fazendo parte do cronograma destinado às comemorações da Semana do Meio Ambiente do município.

Durante a palestra foram abordados assuntos acerca da importância da coleta seletiva, dos problemas causados pelo descarte irregular de resíduos, doenças decorrentes dessas ações, e sobre o funcionamento da gestão de resíduos na cidade e nas obras de duplicação da BR-101/AL.

O Técnico da Gestão Ambiental, Adeslan Souza, destacou para os jovens a importância do trabalho: "Procuramos apresentar os problemas que o lixo descartado de forma irregular pode trazer para a saúde das pessoas, e para toda a sociedade, dentre eles enchentes, e o quanto é importante reaproveitar todos esses resíduos".

Após a atividade, os alunos tiveram a oportunidade em participar de uma oficina de reaproveitamento de pneus, ministrada pela artesã Edjane Moura, onde foram apresentadas técnicas para a produção de novos produtos como; mesas decorativas, caqueiras de plantas, pufes, dentre outros produtos apresentados pela mesma decorrente da matéria prima citada.

No desenrolar da ação, a idealizadora da oficina enfatizou que uma das funções desta atividade é evitar a formação de focos do mosquito Aedes aegypti “Através desse serviço a gente consegue tirar os pneus que seriam descartados de forma incorreta na natureza e conseguimos fazer essa utilização deles visando o embelezamento e a utilidade", esclareceu Edjane.

Sobre os materiais recicláveis, a artesã afirmou que podem gerar renda para os catadores, incrementando a economia e tornando o meio ambiente ecologicamente sustentável.



12 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101