Gestão Ambiental acompanha atividades de monitoramento arqueológico nos estados de Alagoas e Bahia


Equipe da Gestão Ambiental BR-101 PE/AL/SE/BA realizou o acompanhamento de ações desenvolvidas pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, ao longo do mês de fevereiro/2019, nos municípios de Pilar e São Miguel dos Campos, em Alagoas, e Entre Rios e Conceição do Jacuípe, na Bahia.

Em meio às vistorias realizadas durante a execução das obras de duplicação no estado de Alagoas, os técnicos Gestores acompanharam atividades em áreas com movimentação de terras em locais julgados de interesse arqueológico, de acordo com análise feita pela equipe da UFPE.


No decorrer do Lote 4/AL, foram monitoradas ações da arqueologia durante atividades de terraplenagem, corte de terreno, supressão vegetal, limpeza superficial e remoção de expurgo, em área onde será executado o viaduto que dá acesso ao município de Pilar/AL e a BR-316/AL.


Ainda, foram acompanhadas atividades de prospecção de superfície, avaliação do corte de terreno e marcação de área na jazida de saibro em utilização pelo Consórcio BR-101/AL, localizada em Pilar/AL.


Nas proximidades da usina Caeté, no município de São Miguel dos Campos/AL, ainda no Lote 4/AL, o monitoramento ocorreu em local onde foram realizados serviços de supressão vegetal. Nos citados locais não foram evidenciados vestígios de materiais arqueológicos.

Nos trechos que compreendem os Lotes 1 a 4/BA, a Gestão Ambiental também acompanhou a equipe de arqueologia da UFPE, no entanto não foram verificadas atividades de relevância arqueológica.


A execução da pesquisa arqueológica neste empreendimento tende a garantir que vestígios existentes nos locais sejam historiados e preservados. Portanto, o acompanhamento da vistoria arqueológica deverá permanecer quando houver atividades de movimentação de terras durante as obras de duplicação.


O Programa de Proteção ao Patrimônio Artístico, Cultural e Arqueológico e de Educação Patrimonial tem procedimentos específicos voltados para atingir o objetivo de minimizar e evitar alterações ao Patrimônio Cultural, Histórico e Arqueológico na região de influência direta do empreendimento.



0 visualização
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101