
Dentre as atividades realizadas no decorrer do mês de novembro/2018, técnicos da Gestão Ambiental acompanharam os monitoramentos desenvolvidos pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, nos estados de Alagoas e Bahia.
O acompanhamento, que é realizado mensalmente, desta vez foi feito nas proximidades do Rio Paraíba, Lote 4/AL (Consórcio BR-101/AL) em área onde houve atividade de limpeza superficial recente.
Ainda, foram vistoriadas atividades de concretagem de obras de arte especiais, terraplenagem e reconformação de taludes nos Lotes 1/BA e 2/BA de responsabilidade do Consórcio Mota/AMPA/Concresolo. Como as áreas monitoradas já haviam sofrido intervenções, não foram observados vestígios de material arqueológico.
O Programa de Proteção ao Patrimônio Artístico, Cultural e Arqueológico e de Educação Patrimonial tem procedimentos específicos, todos voltados para atingir o objetivo de minimizar e evitar alterações ao patrimônio na região de influência direta do empreendimento.