DNIT realiza oficina ambiental com ervas medicinais em comunidade quilombola na Bahia

Atualizado: 14 de Ago de 2019


O DNIT, por meio da Condicionante 2.12 Quilombola realizada pela Gestão Ambiental, realizou no mês de agosto/2019 uma oficina da efetividade das Ervas Medicinais tradicionais com a comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, situada no município de Entre Rios, Bahia. A atividade foi promovida com o objetivo de conservar os usos e costumes dos conhecimentos existentes na comunidade.

O consumo de chá de ervas para fins medicinais é um dos métodos mais antigos e utilizados, sobretudo em comunidades tradicionais como os quilombolas e indígenas. A oficina trouxe questões sobre a importância e cuidados que se deve ter com o uso e manuseio das ervas. Em seguida, foram repassadas orientações sobre a seleção de mudas, plantio correto e ainda quanto a não utilização de agrotóxicos na produção das ervas e, por fim, formas corretas de preparo foram demonstradas.

Após as instruções e degustação dos chás, os técnicos da Gestora Ambiental dialogaram com a comunidade sobre a importância da tradicionalidade quilombola e das suas lutas constantes pela conservação da sua herança cultural e valores ancestrais, sendo de grande valia essas discussões para a comunidade.



0 visualização
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101