DNIT/Gestão Ambiental realiza 33ªCampanha de Monitoramento da qualidade da água em rios da BR-101



Em meio às atividades promovidas no desenrolar do mês de setembro/2019, a equipe de técnicos do DNIT/ Gestão Ambiental BR-101 PE/AL/SE/BA realizou a 33ª campanha de monitoramento da qualidade da água nos cursos hídricos que sofrem interferência das obras de duplicação.


Durante a ação a equipe coletou amostras a fim de analisar 26 parâmetros de qualidade da água em cada rio interceptado pelo empreendimento no trecho que corresponde os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, através de análises físico-químicas e exames microbiológicos da água em pontos a montante e a jusante da rodovia.


Os serviços de coleta da água seguem normas prescritas e são realizados através da utilização de técnicas simples, onde os profissionais recolhem o material e em seguida o enviam para laboratório acreditado, junto às instruções necessárias.


Dentre os parâmetros avaliados estão o índice de qualidade da água, a concentração de oxigênio dissolvido, pH, turbidez, temperatura, sólidos presentes, dentre outros quesitos.


O Programa de Monitoramento da Qualidade das águas, PMQA, tem como principal objetivo além do monitoramento dos parâmetros de qualidade das águas superficiais dos cursos d’água a identificação de possíveis causas e origens de alterações que estejam relacionadas com as atividades relacionadas ao empreendimento.






94 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101