DNIT/Gestão Ambiental acompanha atividades de hidrossemeadura realizadas nos estados de SE e BA


O DNIT/Gestão Ambiental responsável pelas obras de duplicação da BR-101 nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, acompanhou no mês de Julho de 2019 a aplicação de hidrossemeadura em trechos localizados nos estados de Sergipe e Bahia.

Os técnicos responsáveis pelo acompanhamento relataram com sendo um dos principais objetivos da atividade a proteção da obra realizada contra possíveis erosões, propiciando estabilidade e minimizando ao máximo os danos diretos que possam vir a ocorrer, em especial o assoreamento da drenagem e hidrografia local, a fim de recompor o equilíbrio natural entre solo, ar, água, flora e fauna.

A técnica consiste no hidro-jateamento ou aplicação hidromecânica através de um jato de alta pressão de um conjunto composto basicamente por fertilizantes, material adesivo, sementes e água. E a ação está relacionada ao Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que visa orientar os procedimentos relacionados ao plantio em áreas degradadas, sejam elas em APPs (Áreas de Preservação Permanente) ou taludes de corte e aterro.

Os engenheiros florestais Felipe Marques e Mônica Lopes, que fazem parte do quadro técnico da Gestão Ambiental, ressaltam a importância da ação na recuperação das áreas degradadas atingidas pelas obras do empreendimento em questão, a fim de manter um ecossistema equilibrado e seu desenvolvimento sustentável, contudo recuperar visualmente a paisagem.



65 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101