DNIT/Gestão Ambiental acompanha atividades de Arqueologia em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O acompanhamento das atividades desenvolvidas pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, realizado mensalmente pela equipe da Gestão Ambiental da BR-101/NE, foi efetivado dos lotes 1/PE ao 4/BA. As ações, monitoradas em caráter mensal, foram intensificadas através das atividades de movimentação de terras ao longo do trecho.

No decorrer dos monitoramentos, com base nas atividades de desmonte de barreiras nos lotes 1/PE, 3 e 4/AL, a equipe de arqueologia não identificou atividades de interesse arqueológico. No entanto, ainda no Lote 4/AL, de responsabilidade do Consórcio BR-101/AL, a equipe da UFPE realizou atividades de educação patrimonial no canteiro de obras do Consórcio BR-101/AL, onde os colaboradores receberam materiais educativos e orientações acerca de conceitos sobre arqueologia, tipos e exemplos de materiais arqueológicos, o papel da equipe da UFPE nas obras, e ainda o contato para comunicar acerca de algum achado para posterior identificação e resgate do material a ser historiado.

Obras na Bahia

Na Bahia a Gestora acompanhou a equipe da UFPE em áreas de terraplenagem, empréstimo e bota-fora, localizadas nos municípios de Rio Real e Esplanada. Na altura das estacas 7379, 7258 e 7029, localizadas nos municípios de Teodoro Sampaio e Coração de Maria, Lote 4/BA, foram encontrados vestígios de materiais arqueológicos em áreas com atividades de limpeza de superfície e desmonte de barreira. Os objetos encontrados são fragmentos de: Faiança fina, cerâmica, vidro, porcelana, telha, lítico e ferro, que correspondem aos séculos XVIII a XX. Na ocasião, a referida equipe coletou parte dos itens para estudos em laboratório.


A equipe Gestora continuará acompanhando a realização do monitoramento arqueológico e das atividades de educação patrimonial promovidas pela equipe de Arqueologia da UFPE em atendimento às demandas apresentadas no PBA e na Licença de Instalação (LI) Nº 872/2012 – Retificação.

31 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101