DNIT e Gestora Ambiental conversam com colaboradores das obras na BR-101/NE



Com o intuito de manter um diálogo direto e presente com os colaboradores dos consórcios e construtoras envolvidos nas obras da BR-101 PE/AL/SE/BA, o DNIT, por meio da Gestora Ambiental realiza atividades nos canteiros e frentes de obras do empreendimento.


Em atividades realizadas no mês de novembro/2020, técnicos do Programa Educação Ambiental (PEA) da Gestora Ambiental das obras, estiveram presentes em um DDSSMA – Diálogo Diário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente realizado pelo Consórcio TORC/VIA/ENECON no município de Alagoinhas, Lote 3/BA. Na oportunidade o Técnico de Segurança do Trabalho explanou acerca da sinalização na rodovia, principalmente a sinalização de obras, no que diz respeito ao dimensionamento e distribuição ao longo das frentes de serviços, a fim de que assegurar a segurança dos usuários e colaboradores.


Em outra atividade, a Gestora Ambiental em conjunto com o Consórcio Construtor LCM/BETEC/LPC (PRSF) e BR-101 Nordeste, responsáveis pelo encabeçamento da Ponte do Rio São Francisco e Lote 1/SE, realizaram uma campanha educativa sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas obras. Nesse bate-papo, foram transmitidas informações relacionadas a destinação correta de resíduos da construção e domésticos nas frentes de serviços, jazidas e canteiros de obras.


O técnico da Gestão Ambiental , Welberton Dantas, ressalta que “mesmo em tempos de pandemia, não podemos deixar de realizar essas ações com os colaboradores. Tudo é preparado para ocorrer em ambiente aberto e seguindo todas as medidas de segurança, como uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel”.



Educação e Prevenção


O trabalho realizado pelo DNIT, juntamente com a Gestão Ambiental e consórcios construtores, é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento da educação ambiental dos colaboradores das obras da BR-101/PE/AL/SE/BA. As temáticas de trabalho são sempre definidas de acordo com situações vivenciadas nas obras e identificadas durante monitoramento ambiental.


O resultado desse trabalho pode ser visto diretamente nas frentes de obras e também quando realizadas às auditorias internas, além de colaborarem para o bem-estar e segurança dos motoristas que trafegam pelas obras, “realizamos o reforço das informações e o alerta para o intenso tráfego na rodovia no período de aproximação de comemorações de final de ano”, conclui Welberton.




61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo