DNIT acompanha Programa de Monitoramento e Controle de Ruídos nas obras de duplicação da BR-101


Mais uma campanha do Programa de Monitoramento e Controle de Ruídos nas obras de duplicação e restauração da BR-101/PE/AL/SE/BA foi realizada pela Gestão Ambiental e acompanhada pelo DNIT, entre os municípios de Palmares/PE e Conceição do Jacuípe/BA, em novembro/2019.

O trabalho, que é executado mensalmente, tem como principal objetivo a verificação dos níveis sonoros gerados nas áreas de apoio e frentes de serviço do empreendimento. Desta forma são definidas ações que podem ser realizadas, evitando possíveis impactos a serem gerados aos colaboradores e às comunidades vizinhas às obras.

O monitoramento de ruídos é executado com o uso de um medidor de pressão sonora (decibelímetro), o qual transforma as vibrações do som em sinais elétricos, indicando sua intensidade ou volume em unidades chamadas decibéis (dB). Um aparelho chamado anemômetro é utilizado para verificar a velocidade do vento, além da temperatura e umidade relativa do ar.

As medições são feitas nas áreas de apoio (canteiro de obras, áreas de empréstimo) e frentes de obras próximas às comunidades lindeiras interceptadas pela rodovia. Para a avaliação dos níveis sonoros obtidos são consideradas as condições climáticas locais, as características do entorno que influenciam na geração e propagação dos ruídos e o atendimento às determinações estabelecidas na ABNT NBR 10.151:2019 – Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas.

É importante destacar que, quanto mais alto o ruído, menor deve ser o tempo de contato com ele. No caso dos trabalhadores expostos a essa condição, é fundamental o uso do protetor auricular adequado, de acordo com os níveis de tolerância estabelecidos na Norma Regulamentadora do Trabalho nº 15 (NR 15).




81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem