DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO



Hoje, 27 de julho, é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data visa alertar sobre a necessidade da promoção de hábitos e rotinas para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais em ambiente de trabalho.


Na duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA, o DNIT, por meio da Gestora Ambiental, realiza atividades para promover e garantir a saúde e segurança dos colaboradores envolvidos nas obras. As ações englobam campanhas educativas e vistorias frequentes aos canteiros de obras e frentes de serviços instaladas ao longo da rodovia.


Durante o primeiro semestre de 2021, por meio do Programa Ambiental para Construção e do Programa de Educação Ambiental, o DNIT/Gestão Ambiental, realizou vistorias aos canteiros de obras e frentes de serviço dos consórcios construtores atuantes no empreendimento, nove DDSSMA, uma campanha educativa e uma reunião virtual com a CIPA do Consórcio BR-101/Alagoas (Lote 4/AL). Estas atividades tiveram a participação aproximada de 146 colaboradores, sendo abordados temas como a sinalização em frente de obras, boas práticas para o bom andamento de obra e campanhas relacionado ao “Janeiro Branco”, “Abril verde” e “Maio Amarelo”, que versam respectivamente sobre a saúde mental, prevenção de acidentes do trabalho e segurança viária.


Para os próximos semestres, em cumprimento ao licenciamento ambiental do empreendimento, o DNIT/Gestora Ambiental, dará continuidade às ações de conscientização dos colaboradores e de verificação de medidas de segurança coletivas e individuais adotadas pelos consórcios construtores durante as obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA.



41 visualizações0 comentário