Dia da Consciência Negra


Em 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e, remete à reflexão sobre a luta e inserção do negro na sociedade brasileira.

Zumbi dos Palmares é um dos grandes representantes na luta pela liberdade, respeito e igualdade da comunidade negra na sociedade brasileira. Ficou conhecido como um dos precursores na resistência contra a escravidão no Brasil, tendo comandado uma das mais importantes comunidades de escravos foragidos, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, no século XVII.


A Gestora Ambiental/DNIT é parceira na luta pela valorização do negro e de sua história, desenvolvendo ações que buscam resgatar e promover os costumes e tradições de Comunidades Quilombolas presentes na área de influência das obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA. As atividades visam o atendimento a Condicionante 2.12, esta presente na Licença de Instalação 872/2012, sendo desenvolvidas por meio dos programas ambientais de Educação Ambiental e Comunicação Social.


Até o momento (novembro/2018), a Gestora/DNIT visitou 22 Comunidades Quilombolas presentes nos estados de Alagoas (04), Sergipe (09) e Bahia (09), destas foram identificadas cinco comunidades que estão na Área de Influência Direta do empreendimento e são certificadas pela Fundação Palmares. Assim, as ações desenvolvidas contemplam a Comunidade Quilombola Patioba (Japaratuba, Lote 2/SE), Comunidade Quilombolas Fazenda Cangula (Alagoinhas, Lote 3/BA), Comunidade Quilombolas Fazenda Oiteiro (Alagoinhas, Lote 3/BA), Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras (Entre Rios, Lote 2/BA) e Comunidade Quilombola Timbó (Esplanada, Lote 1/BA).


As atividades desenvolvidas pela Gestora Ambiental/DNIT consistem em oficinas, minicursos, trilhas ecológicas e participação em eventos e manifestações culturais promovidas pelas Comunidades.

0 visualização
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101