Arqueologia UFPE realiza atividade com colaboradores do Consórcio BR-101/AL


No ultimo mês de julho/2019, colaboradores de Alagoas que trabalham nas atividades voltadas à terraplanagem, hidrossemeadura, pavimentação e asfalto, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pela equipe de Arqueologia de Pernambuco. Durante evento promovido pelo Consórcio BR-101/AL, a equipe ministrou uma palestra intitulada “Arqueologia Preventiva nas Obras de Duplicação da BR-101 em Alagoas”.

Na ocasião, a arqueóloga Rúbia Nogueira abordou acerca do conceito de patrimônio cultural e arqueologia, falou sobre o trabalho arqueológico e os vestígios identificados nas obras de duplicação da BR-101 em Alagoas, e enfatizou a importância de comunicar um achado de vestígio arqueológico ao longo das atividades, caso sejam avistados pelos colaboradores em atividade. Além disso, a equipe demonstrou materiais arqueológicos encontrados durante monitoramentos. No presente mês foram monitorados trechos nos estados de Alagoas e Sergipe.

A arqueologia é uma disciplina que se ocupa da investigação dos indícios, ou vestígios de civilizações e culturas passadas. As buscas arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano.


Diante da preocupação com os materiais que podem ser encontrados durante as obras da duplicação da BR-101/NE (PE/AL/SE/BA), o DNIT/ Gestão Ambiental realiza o monitoramento das áreas que se encontram com ações de movimentação de terra, durante a execução das obras.




23 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101