Ações educativas marcam o fim das comemorações da semana mundial do meio ambiente


Em complemento às atividades relacionadas ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” apresentadas no mês junho/2019, em São Miguel dos Campos/AL, o DNIT/Gestão Ambiental participou de uma Blitz educativa que aconteceu no centro da cidade (05/06), onde durante duas horas consecutivas foram abordados motoristas e moradores locais que por ali transitavam. Dentre os participantes da atividade estiveram estudantes da Escola Mário Soares, membros da secretaria Municipal de Meio Ambiente (idealizadora do evento) e técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, SMTT. Ainda, foram distribuídas mudas junto aos usuários e moradores a fim de celebrar a data.


Ainda durante a semana (06/06), no município de São Miguel dos campos foi realizado um evento intitulado “cineminha ecológico” junto a crianças do ensino infantil onde foi desenvolvida a didática ”meio ambiente” e aplicadas questões voltadas para preservação do meio em que vivemos. Ao final, as crianças celebraram a data com a mascote da Gestão Ambiental, LIA, e participaram de dinâmica ilustrativa de ações desenvolvidas pelo homem e o meio ambiente.


Na Bahia foram promovidas duas oficinas educativas, e a primeira delas ocorreu em seis de junho a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente junto aos estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizada no Povoado Picado, em Conceição do Jacuípe (BA), onde estes aprenderam como reutilizar o óleo de cozinha e transformá-lo em sabão.


A atividade seguinte, desta vez pautada à produção de vassouras de garrafa pet (07/06), foi promovida junto a Comunidade Quilombola Fazenda Cangula, em Alagoinhas (BA), sendo inicialmente realizada uma palestra sobre o tema “resíduos sólidos” onde foram destacadas a importância do reaproveitamento das garrafas pet e os problemas ambientais causados pelo descarte inapropriado de resíduos e suas consequências para o meio ambiente. A atividade foi finalizada com uma explanação sobre as etapas para a produção da vassoura em conjunto com os participantes.

Por fim, o DNIT por meio da Gestora Ambiental reitera suas obrigações quanto aos cuidados com as comunidades lindeiras diretamente afetadas pelo o empreendimento das obras de duplicação da BR-101/NE, colaborando para a preservação e sustentabilidade de todos.

A Semana Mundial do Meio Ambiente de 2019 acabou, mas são muitos os aprendizados e resultados que ficaram. Em meio às atividades promovidas foram contempladas aproximadamente 550 pessoas, entre elas colaboradores das obras, usuários da rodovia, público estudantil e comunidade lindeira. Ao todos foram abrangidos cinco municípios e realizadas sete atividades, entre trilhas ecológicas e blitz educativas.



31 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101