93ª Campanha de Monitoramento de animais atropelados é realizada na BR-101 PE/AL/SE/BA


Equipe da Gestão Ambiental realizou a 93ª campanha de monitoramento de animais silvestres atropelados ao longo dos 650 quilômetros relacionados ao empreendimento de duplicação da BR-101/NE, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


A ação, que teve o principal objetivo de monitorar os atropelamentos de exemplares da fauna silvestre na região, visou ainda propor medidas para reduzir esses índices e atenuar os efeitos danosos à biodiversidade na região, sendo realizada por meio do Programa de Levantamento, Monitoramento e Mitigação dos Atropelamentos de Fauna.


No decorrer da campanha a equipe percorreu todo o trecho da citada rodovia, entre os estados de Pernambuco e Bahia, nos dois sentidos (Norte-Sul e Sul-Norte) com veículo em baixa velocidade (média de 60 km/h), buscando evidências de atropelamentos da fauna silvestre. As espécies identificadas foram registradas e identificadas, e após, retiradas da rodovia para evitar a duplicidade de registros.


Conforme informações concedidas pelo biólogo Bruno Stefanis, responsável técnico pela atividade, durante o monitoramento no mês de março/2019 foram registrados ao todo 33 animais silvestres atropelados. Ainda, as espécies mais afetadas pelos atropelamentos na presente campanha foram Cerdocyon thous (graxaim, raposa) e Rhinella jimi (sapo-cururu), ambos com 9 e 8 registros respectivamente. O grupo mais comprometido pelos atropelamentos foi o dos mamíferos, com 16 indivíduos. O subtrecho Sergipe apresentou o maior número de registros (13), seguido por Alagoas (12), Bahia (7) e Pernambuco (1).


0 visualização
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101