37ª Campanha de monitoramento da qualidade da água na BR-101 PE/AL/SE/BA


Conhecer a qualidade da água dos recursos hídricos é fundamental para a prevenção e mitigação de impactos ambientais provenientes de empreendimentos rodoviários. O monitoramento tem o objetivo de acompanhar e analisar periodicamente as alterações ambientais que, ocasionalmente, possam ocorrer nos corpos hídricos superficiais interceptados pelas obras de duplicação da rodovia.


Em setembro/2020, o DNIT, por meio da Gestora Ambiental, realizou a 37ª campanha de monitoramento da qualidade da água nos cursos hídricos interceptados pelas obras de duplicação da BR-101, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


Em meio às ações, foram feitas coletas de amostras da água a fim de analisar os 26 parâmetros relacionados à sua qualidade, através de análises físico-químicas e exames microbiológicos.


Os serviços seguem normas prescritas onde as amostras são enviadas para laboratório acreditado que realiza a análise dos parâmetros de qualidade da água, podendo citar a concentração de oxigênio dissolvido, pH turbidez, temperatura, sólidos presentes, dentre outros. Além disso, em posse desses resultados, é possível calcular o Índice de Qualidade da Água - IQA para cada corpo hídrico monitorado.


Em alguns pontos de coletas, técnicos das Superintendências dos estados de Alagoas e Sergipe estiveram presentes acompanhando as atividades da equipe da água.


Segundo Adriane Pimenta, Oceanógrafa e especialista ambiental, a continuidade do monitoramento efetuado pela Gestão Ambiental, associada a ações específicas e medidas de controle a serem adotadas assumem uma importância ímpar devido a forte seca que atinge a região nordeste.



52 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101