1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores


No primeiro dia do mês de maio comemora-se o Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador, uma data comemorativa celebrada anualmente e em todo o mundo em lembrança à importância do trabalhador, sua dedicação e luta por melhores condições de trabalho. A data é reconhecida como feriado em muitos países.


A celebração do dia do trabalhador teve origem em um protesto de trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que foram as ruas contra a jornada diária exaustiva, que podia chegar até 17 horas. Esta manifestação ocorreu justamente em 1º de maio de 1886 e, desde então, foi se difundindo por todo o mundo e atualmente é celebrada em mais de 80 países.


No Brasil, as primeiras manifestações trabalhistas ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em 1891. Os eventos ganharam tradição e força, reunindo pessoas por todo país no dia 1º de maio. Contudo, a data somente foi oficializada em 1940, quando o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, o qual deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).


Nos últimos anos, a expressão "Dia do Trabalhador" ou "Dia dos Trabalhadores" passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de "Dia do Trabalho" não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração) e não o reconhecimento pela luta e conquistas dos trabalhadores. N Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.


Para a equipe da Gestão Ambiental é momento para reconhecermos o esforço e a dedicação dos trabalhadores de todo o mundo, em especial aos que estão conosco no dia a dia, atuando nas obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA, comprometidos com a qualidade de seu trabalho e atuando nas mais diversas áreas de conhecimento.



Parabéns a todos os trabalhadores do Brasil, principalmente aqueles que estão na linha de frente no combate da pandemia do Coronavírus, obrigado!


Se puder, #fiqueemcasa

19 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem