Bradypus variegatus, conhecida como preguiça comum, não tem nada de comum... Apesar de seu jeito vagoroso e aparentemente despreocupado, o bicho-preguiça é um mamífero silvestre que vem resistindo às alterações de habitat que a Mata Atlântica vem sofrendo, especialmente na região nordeste do Brasil, onde a  mesma foi mais rapidamente degradada devido aos ciclos econômicos do pau-brasil e da cana-de-açúcar, o qual se estende até os dias atuais. 

 

 

Os movimentos lentos, relacionados à baixa taxa metabólica e hábito estritamente arborícola, tornam a espécie particularmente susceptível à predação, captura e falta de recursos alimentares quando exposta a ambientes não florestados. Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum - como no Nordeste brasileiro.

 

 

Assim, a preguiça foi escolhida pela Gestão Ambiental das Obras de Duplicação da BR-101 Nordeste como interlocutor ambiental entre os intervenientes nas obras: DNIT, construtoras e trabalhadores das obras, usuários da rodovia e comunidades lindeiras, gerando maior intimidade do público com os temas ambientais e maior eficácia na assimilação dos princípios de conservação ambiental junto ao público envolvido nas obras de duplicação da BR-101 Nordeste.
 

A preguiça é a porta voz das ações de educação ambiental, campanhas de comunicação social, personagens nas cartilhas, folders, jogos e demais recursos pedagógicos pertinentes, levando a preocupação socioambiental do DNIT na condução das obras de sua responsabilidade.

Nosso MASCOTE

FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101