Gestão Ambiental/DNIT realiza campanha de monitoramento de passivos ambientais nas obras da BR-101


Semestralmente, o DNIT, por meio da Gestão Ambiental, monitora a situação dos PA - Passivos Ambientais nas obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA. A vistoria da 49ª campanha aconteceu no mês de setembro e teve como objetivo identificar e monitorar os PA, subsidiando o DNIT na tomada de decisões para suas correções.


De maneira geral, as ocorrências mais frequentes referem-se à ocupação da faixa de domínio para descarte de resíduos sólidos e processos erosivos em taludes de corte. Cerca de 81% dos passivos já foram recuperados e/ou incorporados às obras. No entanto, 95 passivos, que representam 19% do total, demandam de medidas de recuperação e a continuidade das vistorias de acompanhamento pela Gestora Ambiental.


As vistorias coletam informações que visam promover medidas para recuperação dos PA, otimizando o uso do solo na faixa de domínio da rodovia, prevenindo assim danos futuros à faixa e ao corpo da rodovia. Ao receberem o tratamento e recuperação adequados, são evitados processos erosivos que por vezes podem acarretar danos estruturais ao pavimento e consequentemente efeitos econômico-financeiros.



88 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem