Dia da Consciência Negra: atividades realizadas pela Gestão Ambiental/DNIT


No dia 20 de Novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder Quilombola e simbolizou a luta para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A passagem da data é um reforço ao reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.


O objetivo de comemorar essa data é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião, gastronomia, entre outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana.


A Gestão Ambiental das Obras da BR-101/NE realiza através de seminários, palestras, oficinas educativas, momentos artísticos e culturais, ações que visam reforçar a importância da trajetória da população negra, assim como o combate ao racismo, nas comunidades lindeiras à rodovia.


Participação da Gestão Ambiental

Localizadas nos estados de Sergipe e Bahia, as comunidades Quilombolas tem atenção especial nas atividades realizadas pelo DNIT, por meio da Gestão Ambiental da BR-101/PE/AL/SE/BA. Durante a atuação da Gestora frente ao empreendimento, já foram promovidas diversas ações nessas comunidades em prol do desenvolvimento sustentável, num total de 18 palestras, 26 oficinas, 3 minicursos e 14 participações em eventos culturais promovidos pelas comunidades.


Entre as ações realizadas destaca-se a realização de 26 oficinas sobre ervas medicinais realizadas nas comunidades quilombolas nos estados do Sergipe e Bahia. As oficinas promoveram questões sobre a importância das ervas e os cuidados que se deve ter com o uso e manuseio. Assim como a importância da tradicionalidade quilombola e suas lutas constantes pela conservação da sua herança cultural e valores ancestrais.


Em dezembro de 2019 a equipe da Gestão Ambiental também esteve presente na 13ª edição do Quilombo Fest, evento promovido pelos remanescentes de quilombolas Patioba, no município de Japaratuba (SE). Com o tema “Educação racial começa na família e deve ser discutido na escola”, os profissionais da Gestão Ambiental participaram de uma mesa-redonda e prepararam uma exposição fotográfica com registros dos trabalhos desenvolvidos pela equipe junto aos Patiobas.


“Realizar ações e estar presente em eventos como Quilombo Fest e Quilombada, é de grande valia para as discussões com essas comunidades. Através das atividades realizadas, podemos ver a importância da contribuição do negro na cultura e na formação do povo brasileiro”, ressalta a Josiene Lima. Confira nos links abaixo mais detalhes das ações realizadas durante a atuação da Gestora Ambiental nas obras da BR-101/NE.


10 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem