Abril Verde: campanha visa a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho


O Abril verde, um movimento de iniciativa popular, chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Esta tem como principal objetivo a garantia de mais segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.


Diante do alto índice de ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a ações propostas pelo movimento incluem a conscientização da população sobre a segurança e saúde do trabalhador, promoção da cultura de prevenção de acidentes, de ações e manifestações, qualidade de vida no trabalho, entre outros pontos importantes.

História do Abril Verde


Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecido acidentes trabalhista da humanidade. A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde e, por isso, o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

Para conscientizar a população foi escolhida a cor verde para o mês de Abril, simbolizando a segurança trabalhista. Já o mês de abril foi escolhido baseando-se no dia mundial em memória às vítimas de acidentes de trabalho, comemorado em 28 de abril.

Ações promovidas junto a colaboradores do empreendimento


Durante o mês de abril, a equipe da Gestão Ambiental programou atividades relacionadas ao “Abril Verde” junto aos colaboradores envolvidos nas obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA.


Nos últimos seis meses (outubro/2018 a março/2019) a Gestora Ambiental acompanhou e contribuiu com cerca de oito Diálogos Diários de Segurança, DDS’s realizados nos Consórcios em atividade no empreendimento. Ainda, em outubro/2018 a equipe participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, SIPAT, junto a colaboradores do Consórcio BR-101, em Alagoas, no transcorrer das atividades foram abordados pouco mais de 300 colaboradores e, junto a estes, foram desenvolvidos temas como: “Sinalização de segurança no ambiente de trabalho”, “Novembro Azul”, “Medidas preventivas relacionadas à AIDS”, “Cargas perigosas”, “Janeiro Branco” e “Descarte inapropriado de resíduos sólidos”.


197 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem