20 de novembro - Dia da Consciência Negra no Brasil

Atualizado: Out 27


20 de novembro, dia da Consciência Negra no Brasil, data importante que visa à conscientização e sensibilização acerca do valor e da dimensão que a cultura e o povo africano representam na formação dos costumes e tradições do povo brasileiro.


A data é comemorada em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares e marca o dia de sua morte, que ocorreu devido à traição que sofreu por parte de um dos seus capitães, Antônio Soares. Até o seu último dia de vida lutou em prol da liberdade e das conquistas de direitos do seu povo e de sua comunidade.


O quilombo tinha o objetivo de abrigar escravos fugitivos diante de que esses não suportavam viver sob maus tratos e castigos dos seus feitores. Este chegou a abrigar uma população de cerca de vinte mil habitantes e sua localização hoje corresponde ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas, em específico na Serra da Barriga, considerado Patrimônio Cultural do Mercosul.


A Gestora Ambiental se une nessa luta de valorização do negro, seus costumes e tradições e promove ações de Educação Ambiental e Comunicação Social.

Ao todo são quatro comunidades quilombolas que possuem influência com as obras de duplicação da BR-101 PE/AL/SE/BA, sendo uma em Sergipe, Comunidade Quilombola Patioba, e três na Bahia, Comunidades Quilombolas Timbó, Fazenda Porteiras e Fazenda Cangula.


Durante a atuação da Gestora Ambiental frente ao empreendimento, foram promovidas ações educativas nessas comunidades em prol do desenvolvimento sustentável, num total de 18 palestras, 26 oficinas, 3 minicursos e 14 participações em eventos culturais promovidos pelas comunidades.



27 visualizações
FALE CONOSCO

Ouvidora BR-101 Nordeste

  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

© 2018 por Douglas Ferreira -  desenvolvido para BR-101/NE.

0800 6070 101

Nome *

Email *

Assunto

Telefone

Mensagem